Três profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) viajaram do Paraná para Brumadinho (Minas Gerais) ontem (27) para trabalhar, voluntariamente, no resgate de vítimas do rompimento de barragem ocorrida na sexta-feira (25).
Os profissionais Rogerio Pires Fernandes e Adriano Porfírio Piza, de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina), e Victor Hugo Pereira, de Maringá (Noroeste) ajudam na busca por sobreviventes.
De acordo com Rogerio, a iniciativa partiu da coordenação do Samu em Arapongas, que entrou em contato com a Defesa Civil de Minas Gerais. Com uma viatura baixa cedida pela secretaria de Saúde de Arapongas, os três partiram em direção a Brumadinho, com as despesas pagas, e chegaram ontem. Os socorristas foram selecionados por terem o curso SAR (Search And Rescue , em tradução livre, Busca e Resgate), da Força Aérea Brasileira.
Um dos cenários que mais chamou atenção dos voluntários foi quando eles encontraram um cachorro em meios aos escombros de uma casa. Essa imagem me marcou muito, chegamos até uma casa onde localizamos duas pessoas em óbito. O mais curioso foi nos deparar com o cachorro da família guardando o local. Foi muito comovente todo o contexto da cena”, afirma Rogerio.
Veja o vídeo:
Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930.