Um trem descarrilou e atingiu uma casa em Rolândia, no Norte do Paraná, no início da tarde deste domingo (18). O descarrilamento aconteceu após a locomotiva atingir um caminhão em um cruzamento. Diversos vídeos do acidente foram gravados, inclusive o momento da colisão, que mostra que o sinal para a passagem do caminhão estava vermelho. Veja o vídeo.
A sala da residência foi a parte invadida pelo trem. Por sorte, não havia nenhuma pessoa no cômodo. Ninguém saiu ferido do acidente. Veja como ficou a sala da casa.
A concessionária Rumo emitiu uma nota sobre o acidente, confira.
“Uma carreta, em total imprudência e desrespeitando as leis de trânsito, atravessou a preferencial de uma Passagem em Nível devidamente sinalizada, e com o sinal vermelho, resultando em uma colisão com um trem. O maquinista acionou a buzina e os freios de emergência, mas não foi possível evitar o impacto devido ao peso e tamanho da composição. Ninguém ficou ferido. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea sempre tem preferência, sendo infração gravíssima atravessar uma Passagem em Nível sem parar previamente.
Equipes da concessionária estão removendo a carreta e realizando a limpeza dos detritos. O tráfego ferroviário e urbano será restabelecido após a retirada do veículo. A empresa informa que não houve derramamento de carga, e equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para prestar o primeiro atendimento.
A empresa informa ainda que tem se empenhado na conscientização e prevenção de acidentes, realizando diversas campanhas em vários municípios do Paraná. No entanto, mesmo com esses esforços, atitudes imprudentes infelizmente persistem. A concessionária reforça a importância do cumprimento das normas de trânsito, especialmente ao cruzar passagens em nível, e continua comprometida em intensificar suas iniciativas educativas para promover a segurança nas vias.”
Dona Lúcia, moradora da residência que foi atingida pelo trem, conversou com a reportagem do Cobra News, veja o relato.
A remoção de destroços do acidente teve início na noite de domingo (18) e deve continuar nesta segunda-feira (19). Um guindaste será utilizado para o içamento da composição e ajudará a liberar a área. A desobstrução completa deve ser feita em seguida, sem data para ser finalizada.
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1