Na Região Metropolitana de Curitiba, em Piraquara, três containers foram descobertos contendo medicamentos armazenados de maneira inadequada, de acordo com a delegada Aline Manzatto da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde (Decrisa). A descoberta ocorreu na manhã de sexta-feira (8), como parte das consequências de uma operação policial que resultou na detenção de um farmacêutico na terça-feira (5).
“A quantidade é significativa; levará bastante tempo para catalogar tudo. Acredito que seja a maior apreensão de medicamentos nestas condições no Estado do Paraná até hoje. Encontramos medicamentos estrangeiros, falsificados e sem procedência, muitos deles com datas de validade expiradas”, declarou a delegada.
Ela ainda acrescentou que os medicamentos estavam armazenados de maneira irregular, e mesmo se não estivessem vencidos, já estariam impróprios para consumo. “Enquanto caminhávamos pelo local, percebemos sinais de urina e odores de fezes de rato. Esses medicamentos hospitalares nunca deveriam ter sido armazenados aqui”, explicou a delegada.
No local, foram encontrados diversos tipos de medicamentos, entre eles vitaminas, medicamentos de uso controlado, estrangeiros, injetáveis e até equipamentos para intubação de pacientes. O material está sendo recolhido pela polícia.
A Polícia Civil segue investigando o caso para verificar se outras pessoas estão envolvidas no esquema. O farmacêutico foi detido no bairro Xaxim, em Curitiba, por tráfico de drogas e falsificação de medicamentos.
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1