O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor João Vaz Amaral, em Porecatu, foi alvo da ação de vândalos. Os estragos no local foram descobertos após a diretora da instituição, Solange Otaviano Monte Almondes, ter recebido uma ligação de um morador, na manhã de segunda-feira (13).
O homem relatou que passou em frente ao CMEI e notou que havia uma caixa com brinquedos jogada no pátio. Imediatamente Solange foi até o local e encontrou um cenário de destruição e vandalismo. Havia muita bagunça, muita sujeira, objetos jogados, cortinas sujas de tintas, além de mensagens subliminares escritas nas paredes.
Diretora, professores e funcionários estão desolados diante do acontecido pois ali estavam todos os trabalhos que as crianças desenvolveram com tanto carinho e determinação.
A prefeitura havia feito a troca de todos os extintores de incêndio da creche e os vândalos esvaziaram jogando o pó nas paredes e nos brinquedos das salas. Esses extintores precisarão ser recarregados, causando assim mais um custo para o município, além das paredes que também precisarão ser pintadas novamente.
Segundo a diretora Solange, os vândalos foram com intuito de destruir tudo que encontrassem pela frente. Eles arrebentaram as fechaduras das portas e das grades, adentraram o ambiente e lá iniciaram a sessão de vandalismo sem se importarem com as crianças que são atendidas ali. Destruíram algo que é da população, que tem o intuito de cuidar das crianças enquanto seus pais se ausentam de casa para trabalhar.
O secretário municipal de Educação, Valdinei de Alcantara Dias, relatou que providências estão sendo tomadas. “Juntamente com a direção do CMEI e o executivo do município, já tomamos todas as medidas cabíveis e ressaltou que é muito triste para todos os profissionais da educação da rede municipal de ensino de Porecatu, que não tem medido esforços para atender toda a comunidade escolar nesse período tão crítico de pandemia, se deparar com um cenário de vandalismo e depredação de prédio público exatamente no momento em que todos deveriam estar irmanados para atravessar essa fase difícil e crítica”, afirma Valdinei.
Informações e fotos: Jornal Forte Real
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930