Nesta terça-feira (30) termina o prazo para vacinação contra a gripe na rede pública de saúde do Paraná. Este já é um período de prorrogação, e não deve acontecer novo aumento no prazo. O objetivo da Secretaria de Estado da Saude é garantir a taxa de cobertura vacinal, especialmente para os grupos prioritários de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas – até 45 dias após o parto – e adultos de 55 a 59 anos.
A chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização, Vera Rita da Maia, lembrou que a ampla vacinação contra a gripe também auxilia no mapeamento do coronavírus.
“A vacina protege contra a Influenza, os casos graves, as complicações e, principalmente, os óbitos. Ela não protege contra o coronavírus, porém ajuda a fazer o diagnóstico do covid e diminui a procura das unidades de saúde e dos hospitais, das UPAS, por contra dos casos graves de Influenza.”
O público estabelecido para a campanha nas suas três fases abrange pessoas com idade igual e acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motorista e cobrador de transporte coletivo, portuários, povos indígenas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.
Informações da AEN
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930