A campanha de vacinação contra a gripe continua em Rolândia – nesta quinta (23), a ação é realizada na Escola Municipal Doutor Vitório Franklin, até as 11h30 no período da manhã e das 13h30 às 16h30 no período da tarde.
A escola fica na avenida Salgado Filho, 455, no centro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 300 pessoas já foram imunizadas contra a gripe na instituição escolar ontem (22) e outras 100 receberam a vacina contra o sarampo.
Amanhã (24), a vacinação será no Centro Comunitário do Jardim Planalto, na Rua Domingos Romanholo. O atendimento será das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.
Nesta etapa da campanha, estão recebendo a vacina contra a gripe: idosos, profissionais de saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
Segundo a Secretaria de Saúde, todas as pessoas deverão comprovar comorbidades mediante prescrição médica ou apresentação de receita contendo a medicação de uso contínuo.
Durante esta ação, as vacinas não precisam ser agendadas – basta o paciente chegar ao local levando a carteira de vacinação, cartão SUS e estar usando máscara, que pode ser a artesanal. Na fila, deve ser mantida distância mínima de 2 metros entre cada pessoa.
Vacinação contra o sarampo
Quem deve se vacinar contra o sarampo:
Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra);
Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano);
Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida;
Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade: Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.
Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;
De 30 a 59 anos – Apenas uma dose.
Informações: Ascom/Prefeitura
Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930