O Portal do Norte do Paraná
Região

Vacinação contra a gripe continua em Rolândia

A Secretaria de Saúde de Rolândia montou um ponto de vacinação no redondo da Igreja Católica do Jardim Novo Horizonte, na Avenida Girassol. As vacinas serão aplicadas somente durante esta terça-feira (31), até as 16h30.

Serão vacinados contra a gripe idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde de qualquer região da cidade. Idosos que não puderem ir até o posto volante, receberão a vacina em casa.

Além disso, haverá vacinação contra o sarampo em pessoas de 5 a 59 anos. Para evitar aglomeração, cada pessoa deverá ficar a dois metros de distância da pessoa que estiver à sua frente na fila.

Vacinação em São Martinho

Nesta terça (31) e quarta-feira (1º de abril), equipes da Secretaria Municipal de Saúde também vacinam idosos e profissionais de saúde contra a gripe no distrito de São Martinho. O ponto de vacinação fica no salão paroquial da Igreja Católica e funciona das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30.

Em São Martinho também está sendo aplicada a vacina contra o sarampo em pessoas de 5 a 59 anos. A estratégia para evitar aglomerações é a mesma: distância de dois metros entre cada pessoa na fila.

Campanha de vacinação

Segundo a coordenadora de imunização do município, Silvana Ray, desde a semana passada até esta segunda-feira (30) haviam sido vacinados 3.874 idosos acima de 60 anos, 53% da população nessa faixa etária, e 197 profissionais de saúde.

As vacinas já foram aplicadas nas ruas da região dos bairros Tomie Nagatani e Nobre. Também foi feita a vacinação por meio de drive-thru no pátio da Igreja Matriz, no centro. De acordo com Silvana, a Secretaria Municipal de Saúde está planejando estratégias de vacinação para todas as regiões da cidade e as informações serão divulgadas.

A primeira fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe começou no dia 23 de março – em Rolândia, as vacinas começaram a ser aplicadas no dia 24 – e segue até o dia 15 de abril. O público-alvo desta primeira fase são idosos com 60 anos ou mais e profissionais que atuam na área da saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes:

  • A partir de 16 de abril, serão vacinados doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.
  • A partir de 9 de maio, dia D de mobilização nacional, serão vacinados crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Moradores de São Sebastião da Amoreira relatam tremor de terra

Cobra News (User)

Menina desaparecida pode ter voltado para casa após 17 anos em Florestópolis

Policiais evitam fuga e apreendem vários objetos e drogas na cadeia de Bela Vista

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais