A Secretaria de Saúde de Rolândia montou um ponto de vacinação no redondo da Igreja Católica do Jardim Novo Horizonte, na Avenida Girassol. As vacinas serão aplicadas somente durante esta terça-feira (31), até as 16h30.
Serão vacinados contra a gripe idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde de qualquer região da cidade. Idosos que não puderem ir até o posto volante, receberão a vacina em casa.
Além disso, haverá vacinação contra o sarampo em pessoas de 5 a 59 anos. Para evitar aglomeração, cada pessoa deverá ficar a dois metros de distância da pessoa que estiver à sua frente na fila.
Vacinação em São Martinho
Nesta terça (31) e quarta-feira (1º de abril), equipes da Secretaria Municipal de Saúde também vacinam idosos e profissionais de saúde contra a gripe no distrito de São Martinho. O ponto de vacinação fica no salão paroquial da Igreja Católica e funciona das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30.
Em São Martinho também está sendo aplicada a vacina contra o sarampo em pessoas de 5 a 59 anos. A estratégia para evitar aglomerações é a mesma: distância de dois metros entre cada pessoa na fila.
Campanha de vacinação
Segundo a coordenadora de imunização do município, Silvana Ray, desde a semana passada até esta segunda-feira (30) haviam sido vacinados 3.874 idosos acima de 60 anos, 53% da população nessa faixa etária, e 197 profissionais de saúde.
As vacinas já foram aplicadas nas ruas da região dos bairros Tomie Nagatani e Nobre. Também foi feita a vacinação por meio de drive-thru no pátio da Igreja Matriz, no centro. De acordo com Silvana, a Secretaria Municipal de Saúde está planejando estratégias de vacinação para todas as regiões da cidade e as informações serão divulgadas.
A primeira fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe começou no dia 23 de março – em Rolândia, as vacinas começaram a ser aplicadas no dia 24 – e segue até o dia 15 de abril. O público-alvo desta primeira fase são idosos com 60 anos ou mais e profissionais que atuam na área da saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes:
- A partir de 16 de abril, serão vacinados doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.
- A partir de 9 de maio, dia D de mobilização nacional, serão vacinados crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930