A vacina contra o vírus causador da gripe segue disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. Segundo Simone Lopes, enfermeira responsável pelo Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, todos os anos são feitas campanhas de vacinação contra a gripe e que neste ano a vacina vem sendo aplicada desde abril. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina disponibilizada é a trivalente, que tem proteção contra duas cepas da Influenza A e para um tipo de Influenza B. A vacina contra a gripe é aplicada nas Unidades Básicas de Saúde da cidade das 7h às 19h e toda a população acima de 06 meses deve receber a dose do imunizante.
“A vacina que temos é eficaz contra a cepa que está circulando no momento, por isso é essencial que todos tomem a vacina. Com a maior parte da população vacinada, o vírus passa a circular menos”, explica. Lopes destaca que só deve tomar a dose quem ainda não tomou neste ano, pois é a mesma vacina que foi aplicada ao longo de 2021.
Simone Lopes frisa que, para estimular a adesão do público à vacinação, foi suspensa a recomendação de aguardar um intervalo de 15 dias entre a aplicação de diferentes tipos de imunizantes, incluindo a vacina contra a Covid-19. “Se necessário, nós vamos aplicar as duas vacinas simultaneamente”, garante.
A enfermeira também ressalta que as medidas sanitárias contra a Covid-19 são as mesmas contra a gripe. “O uso de máscaras, o distanciamento social e higienização das mãos auxiliam no controle desses vírus respiratórios. A circulação de um vírus ou de outro aponta um afrouxamento das medidas de segurança, o que é muito perigoso”, finaliza.
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930