O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) aprovou nesta quinta-feira (30) a resolução do Vestibular 2023, que reúne as especificações sobre todo o processo seletivo. A novidade é a descentralização da primeira fase do Vestibular, marcada para 5 de março de 2023. Nesta edição, além de Londrina, as provas serão aplicadas em Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama.
A resolução define que as provas da segunda fase, entre os dias 2 a 4 de abril do próximo ano, e a prova de Habilidades Específicas do curso de Música, aplicada ainda este ano, em 4 de dezembro, ocorrerão exclusivamente em Londrina.
De acordo com Sandra Regina Garcia, responsável pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), o objetivo é possibilitar que candidatos de todas as regiões do Paraná e de outros estados participem do Vestibular da UEL. Ela lembra que a descentralização iniciou no Vestibular 2020, mas foi suspensa nas edições seguintes devido à pandemia. “Foi uma experiência importante realizar em Curitiba e Cascavel, e agora queremos ampliar”, disse.
A reitora da UEL, Marta Favaro, destacou a relevância da ação. “Nós temos o compromisso institucional de levar e divulgar os nossos cursos para toda a comunidade”, complementou.
Outro ponto definido na resolução é a quantidade de vagas ofertadas pela UEL nas diferentes formas de ingresso. Das 3.100 vagas, 2.541 serão pelo vestibular e outras 559 pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). O documento estará disponível nos próximos dias no site da Cops. As informações também serão publicadas no Manual do Candidato do Vestibular UEL 2023.
INSCRIÇÕES – As inscrições do Vestibular 2023 poderão ser efetuadas de 25 de agosto a 10 de outubro, no site da Cops. O preço público de inscrição é R$ 167,00, conforme definição do Conselho de Administração (CA) em abril deste ano.
Os candidatos podem solicitar a isenção ou desconto de 30% ou 50% na taxa de inscrição. Os pedidos pelo Número de Identificação Social (NIS) já foram encerrados, mas há, ainda, uma segunda modalidade. De 11 a 15 de julho é o prazo de solicitação por análise socioeconômica do Serviço de Bem Estar à Comunidade (Sebec). Os estudantes deverão preencher o formulário e enviar os documentos exigidos no site da Cops.
PROVAS – Também em março deste ano, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou o retorno do Vestibular em duas fases. A 1ª fase será no dia 5 de março, com 60 questões de Conhecimentos Gerais (Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática).
A 2ª fase terá três dias: no dia 2 de abril serão aplicadas as questões de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. O dia 3 de abril é destinado para prova discursiva de Conhecimentos Específicos. A Prova de Habilidades Específicas, direcionada aos candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais, será no dia 4.
De acordo com a resolução aprovada pelo Cepe, a primeira chamada dos aprovados será divulgada em 4 de maio, com início do ano letivo previsto para meados de 2023.
AEN
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1