Um tubarão encalhou e morreu na manhã desta quarta-feira (19) na praia do balneário de Estoril, em Guaratuba. O animal foi avistado com vida por volta das 6 horas, mas morreu cerca de duas horas depois. Vídeo que circula nas redes sociais mostra o animal se debatendo e sendo puxado para longe do mar por dois homens.
O animal, um tubarão azul, tem cerca de 1,80. Foi recolhido por uma máquina da Prefeitura sob coordenação da equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) e levado para o Centro de Reabilitação e Despetrolização (CreD), em Pontal do Paraná.
O LEC, que pertence ao Centro de Estudos do Mar da UFPR, realiza o Programa de Minitoramento das Prais da Bacia de Santos (PMP-BS) no Paraná.
O tubarão-mako é uma espécie oceânica . O animal estava na zona de arrebentação da praia e foi visto por moradores e pescadores da região que levaram o tubarão até a areia. Uma equipe do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná foi acionada. Quando os pesquisadores chegaram no local o animal já estava morto.