Em preparação para as eleições municipais, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) iniciou projeto para capacitar e incentivar as mulheres a participarem da política. O “Mulheres na Política: Construindo Candidaturas” é conduzido pela Escola Judiciária Eleitoral.
Segundo a juíza eleitoral Flavia da Costa Viana, presidente da Comissão Mulheres na Política no TRE, o legislativo carece da presença das mulheres. Na Câmara Federal, por exemplo, as deputadas representam 15% do total de parlamentares, o que é considerado um número recorde. Na Câmara de Londrina, há uma mulher e 19 vereadores.
Flavia Viana afirmou que o objetivo é ir além da quantidade de mulheres na participação política e melhorar também a qualidade do debate. “O que aconteceu hoje é que o percentual de mulheres no legislativo é muito baixo. Na Assembleia Legislativa de Londrina (Alep) são quatro mulheres exercendo candidatura. O foco é o Estado do Paraná e queremos capacitar as mulheres para entenderem a dinâmica partidária”.
O projeto Mulheres na Política terá dois dias de palestras gratuitas, abertas a qualquer interessada residente em Curitiba ou Região Metropolitana previamente inscrita. A juíza eleitoral disse que o projeto também deve se estender a outras cidades do interior do Estado. “Este é um projeto piloto e será destinado a mulheres em geral”.
Via Portal Paiquerê
Foto: Reprodução
Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930