Os testes da fase 3 da vacina russa Sputnik V não devem acontecer antes de fevereiro no Paraná. Essa informação consta do relatório da frente parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) que acompanha a pandemia do novo coronavírus e foi repassada nesta manhã e terça-feira, 15 de dezembro, no jornal da Globo News durante entrevista ao governador Ratinho Junior (PSD).
O governador explicou que em agosto, o governo do Paraná assinou um convênio com a Rússia para transferência de tecnologia e produção da vacina pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Em setembro, o laboratório paranaense informou que planejava iniciar os testes ainda em outubro. No entanto, o governador afirmou que essa fase seria iniciada apenas após a conclusão da fase 3, anunciada pela Rússia nesta segunda-feira, 14. “E quem irá definir qual será essa data é a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, afirmou Ratinho Jurnior ao ser questionado sobre a data. “Eu não vou fazer do Paraná um povo cobaia. Nós vamos sim avançar nas vacinas que tiverem qualquer tipo de comprovação científica”, disse.
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou ainda que o Tecpar só vai tomar alguma medida e ação se tiver todos esses dados cientificamente comprovados para ter algum avanço”, afirmou.
Com informações:Bem Paraná
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930