Termina nesta quarta-feira (29) o prazo para pagamento da 1ª parcela do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) 2020 ou para quitar o tributo à vista. Os boletos começaram a vencer no último dia 23, conforme a placa do veículo.
Para o pagamento à vista é concedido um desconto de 3%. Já para quem optar por parcelar poderá fazer em até três vezes.
Bancos
O IPVA pode ser recolhido em qualquer banco e também casas lotéricas. São sete bancos credenciados para recebimento do IPVA: Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop. Nestas instituições, com exceção do Banco do Brasil, é possível fazer o recolhimento apenas apresentando o número do Renavan, tanto no caixa interno do banco como no caixa automático.
Atraso
Quem perder a data de pagamento pode seguir o mesmo procedimento para pagar com atraso. Será cobrada multa de 0,33% ao dia mais a taxa Selic. Depois de um mês de atraso a multa é de 10% mais a taxa Selic.
O site da Secretaria da Fazenda também permite a consulta de débitos em atraso. O recolhimento do IPVA é obrigatório para que o Detran emita o licenciamento do veículo, documento que o motorista deve portar em todas as situações. Em caso de não estar em dia o veículo pode ser apreendido pelo agente de trânsito.
Aplicação do IPVA
O imposto a ser lançado será de aproximadamente R$ 3,3 bilhões, dos quais 50% do valor recolhido fica com o município de licenciamento do veículo. Os recursos do imposto são aplicados em áreas prioritárias do governo, como educação, saúde e segurança.
O IPVA é calculado com base no valor do veículo, e sua quitação é requisito obrigatório para emissão certificado de licenciamento de veículo pelo Detran/PR.
Informações: Paraná Portal
Foto: Jaelson Lucas/AEN
Fique ligado nas notícias na programação da Rádio Cultura AM 930