O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Termina nesta quarta-feira prazo para pagar 1ª parcela do IPVA ou quitar à vista

Termina nesta quarta-feira (29) o prazo para pagamento da 1ª parcela do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) 2020 ou para quitar o tributo à vista. Os boletos começaram a vencer no último dia 23, conforme a placa do veículo.

Para o pagamento à vista é concedido um desconto de 3%. Já para quem optar por parcelar poderá fazer em até três vezes.

 

 

Bancos

O IPVA pode ser recolhido em qualquer banco e também casas lotéricas. São sete bancos credenciados para recebimento do IPVA: Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop. Nestas instituições, com exceção do Banco do Brasil, é possível fazer o recolhimento apenas apresentando o número do Renavan, tanto no caixa interno do banco como no caixa automático.

Atraso

Quem perder a data de pagamento pode seguir o mesmo procedimento para pagar com atraso. Será cobrada multa de 0,33% ao dia mais a taxa Selic. Depois de um mês de atraso a multa é de 10% mais a taxa Selic.

site da Secretaria da Fazenda também permite a consulta de débitos em atraso. O recolhimento do IPVA é obrigatório para que o Detran emita o licenciamento do veículo, documento que o motorista deve portar em todas as situações. Em caso de não estar em dia o veículo pode ser apreendido pelo agente de trânsito.

Aplicação do IPVA

O imposto a ser lançado será de aproximadamente R$ 3,3 bilhões, dos quais 50% do valor recolhido fica com o município de licenciamento do veículo. Os recursos do imposto são aplicados em áreas prioritárias do governo, como educação, saúde e segurança.

O IPVA é calculado com base no valor do veículo, e sua quitação é requisito obrigatório para emissão certificado de licenciamento de veículo pelo Detran/PR.

Informações: Paraná Portal

Foto: Jaelson Lucas/AEN

Fique ligado nas notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Paraná chega a 253 mil crianças vacinadas contra a covid-19

Estado promove campanha de conscientização ao câncer de próstata em pets

Suspeito diz que matou médico porque vítima não tinha dinheiro para pagar programa sexual

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais