Um idoso de 74 anos, morador da zona rural de Londrina pode ter sido vítima fatal do vírus da gripe H1N1. A morte foi no dia 20 de maio e está sendo investigada pela Secretaria Municipal de Saúde. Se confirmado, será o segundo caso de morte por gripe em Londrina neste ano.
A principal forma de prevenção da doença é a vacinação. O Ministério da Saúde anunciou ontem (27) a prorrogação da campanha nacional. As vacinas são aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mediante apresentação da carteirinha de vacinação.
Público-alvo
Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
Profissionais das forças de segurança e salvamento também passaram a fazer parte do público-alvo da campanha neste ano. Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que o grupo inclui policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, totalizando cerca de 900 mil pessoas.
Foto ilustrativa
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930