O Hospital Universitário (HU) de Londrina anunciou nesta quinta-feira (25) que continua em alerta para o risco de um colapso no sistema de saúde. Mesmo após o remanejamento de pacientes para outros locais, a unidade atingiu 114% de ocupação nas enfermarias e 94% de ocupação nas UTIs, exclusivas para o tratamento da covid-19.
Um vídeo, divulgado pela instituição, mostra como está a lotação no Pronto Socorro (PS) do hospital. Nas imagens é possível observar pacientes com covid-19 intubados na área do PS. (Assista abaixo).
Restrições
Em nota, a direção do hospital solicitou à Prefeitura de Londrina, que determine novas restrições com objetivo de controlar o avanço do coronavírus no município.
A unidade também fez um apelo à população pedindo que amplie o isolamento e distanciamento social.
Intubação
Um funcionário da instituição informou ao TEM que o hospital vive momentos de “caos”. Segundo ele, restam apenas três ventiladores mecânicos disponíveis em todo o hospital. Os equipamentos estão no Pronto Socorro (PS) da unidade, já que as outras áreas estão superlotadas. “Existem 18 pessoas intubadas no PS neste momento”, contou.
O aparelho é utilizado em pacientes hospitalizados em estado grave por complicações pulmonares da doença.
Texto: Tem Londrina
Foto: Divulgação/HU
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930