O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Só 128 municípios bateram meta de vacinação contra a pólio no Paraná

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite terminou nesta sexta-feira (30), e o Paraná atingiu pouco mais de 66% do público-alvo. Dos 399 municípios do estado, somente 128 (32%) cumpriram a meta de 95%.

Segundo o Ministério da Saúde a meta era vacinar cerca de 620 mil crianças de com menos de 5 anos.

Desde 2016, a meta de vacinar 95% das crianças com menos de 5 anos não é atingida. Em algumas cidades o índice está muito baixo, menos de 40%.

A pior marca é a de Bocaiuva do Sul, onde menos de 20% das crianças foram imunizadas.

Cobertura no estado

Agudos do Sul tem um dos melhores índices de cobertura vacinal do estado, quase 110% das crianças receberam a vacina. O resultado veio por meio da busca ativa nas escolas e também com a ampliação do horário dos postos de saúde em duas horas a mais.

Desde o final de agosto, Paranavaí está vacinando as crianças nas creches, com isso 98,3% foram imunizadas. Na região, 17 municípios já passaram de 95% de vacinados e outros quatro já estão bem perto da meta.

Em Cascavel, a cobertura vacinal chegou a 71,90% e a vacinação contra a poliomielite foi prorrogada por tempo indeterminado. Na segunda-feira (3), 44 unidades de saúde seguem vacinando as crianças contra a pólio.

Vacina

A campanha contra a pólio busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante, aplicado aos 2, 4 e 6 meses de idade via injeção intramuscular, e incentivar a aplicação da dose de reforço, que o ocorre por meio da conhecida gotinha.

Desde 1994 a doença é considerada erradicada no Brasil, mas com a imunização em queda, a Organização Pan- Americana de Saúde declarou que o Brasil, e mais três países correm um risco muito alto da poliomielite voltar a atingir as crianças.

Com informações:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Tarifa de água e esgoto da Sanepar ficará 5,11% mais cara a partir de fevereiro de 2021

Censo 2022: proporção de pretos e pardos cresce no Paraná e chega a 34,3%

Cobra News (User)

Tribunal julga irregulares contas de consórcio do Norte Pioneiro

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais