A Sicredi União PR/SP abriu, no espaço CoopConecta, em Londrina, a exposição de quadros Pintando as Emoções, resultado de um trabalho realizado com seus 32 funcionários com algum tipo de deficiência intelectual e que encontraram na pintura uma forma de enfrentar a ansiedade e angustias provocadas pelo período de isolamento social, em decorrência da pandemia do coronavírus.
Dos 32 colaboradores, 24 prestavam serviços para a cooperativa de crédito a partir de salas das APAEs de Maringá e de Nova Esperança e outros oitos já haviam sido inseridos na rotina das agências, num trabalho desenvolvido por meio do Projeto Eu Coopero com a Inclusão.
Com o afastamento desses colaboradores da rotina de trabalho, por causa da pandemia, a cooperativa vem realizando várias atividades remotas, como lives com a participação de diretores da instituição e oficinas variadas, especialmente para esse público. Mas foi na pintura que encontraram a melhor forma de se expressarem e se tranquilizarem. Cada colaborador recebeu, em casa, telas e todo o material necessário para o trabalho.
“A deficiência intelectual é uma das muitas características que eles possuem e aqui na Sicredi nosso papel é encontrar as potencialidades que eles têm e desenvolvê-las, com os recursos adequados para isso. E assim, eles têm condições de interagir e cooperar com a comunidade”, comenta a coordenadora do projeto, Taiane Andrade Boccato. Ela trabalha em conjunto com Lara Pimenta Ganassim, orientadora das atividades na Apae de Maringá; e Kátia Fabiane Hachmann Fenner, orientadora das atividades na Apae de Nova Esperança. Todas são colaboradoras da cooperativa.
A exposição é itinerante e foi aberta nesta segunda-feira (14), e poderá ser visitada até 14 de janeiro em Londrina, depois parte para outras regionais da cooperativa.
Serviço
Exposição Pintando as Emoções
Local: Espaço CoopConecta – Avenida Ayrton Senna, 555, Londrina
Horário: Das 8h30 às 20h, de segunda a sexta-feira
Entrada franca.
Com assessoria
Acompanhe a programação da Rádio Cultura AM 930