Setembro é um mês muito importante para a saúde mental. É quando, juntamente com outros órgãos, o Centro de Atenção Psicossocial de Rolândia (CAPS II) se mobiliza para chamar a atenção da população em geral para a prevenção ao suicídio.
Em 2015, foi iniciado o Setembro Amarelo, mês de campanha direcionada à conscientização e ao suporte à pessoa que está em sofrimento. O mês foi escolhido porque dia 10 de setembro é, desde 2003, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
E é pensando nisso que o CAPS II, em parceria com as igrejas, órgão públicos, mídias e pessoas de vários segmentos está organizando ações em Rolândia. A mobilização tem por objetivo alcançar o maior número de pessoas e levar conhecimento às pessoas que precisam de acolhimento e apoio emocional, seja para si ou para familiares e amigos.
Durante o mês, profissionais do CAPS divulgam informações técnicas sobre saúde mental, depressão, ansiedade e sinais sobre os quais a população deve ficar atenta por serem fatores de risco para o suicídio. A campanha também aborda e divulga recursos sociais e emocionais que possam auxiliar na recuperação da pessoa que esteja em sofrimento, o papel da fé no suporte a quem se sente emocionalmente fragilizado, entre outros.
Dentre as ações previstas pelo CAPS II está a divulgação da campanha em órgãos de imprensa com informações sobre onde é possível procurar ajuda. Haverá ainda contato direto com as empresas de maior porte, oferecendo apoio aos trabalhadores rolandenses.
Outra ação será a veiculação de um vídeo (veja abaixo), sempre com o objetivo de oferecer informação, acolhimento, suporte e atenção a quem precisa de ajuda.
Atendimento psicológico
Quem estiver precisando de suporte pode entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 180 ou com os Centros de Atenção Psicossocial de Rolândia, pelos números:
CAPS I: 3906-1080
CAPS II: 3906-1011
CAPS AD: 3255-1926
Foto e vídeo: Divulgação/CAPS II
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930