A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) reiterou nesta segunda-feira (7) que a lei estadual que obriga o uso de máscara em todo o estado segue valendo, e que o uso do item é recomendado para a prevenção da Covid-19 e da epidemia de influenza H3N2.
O esclarecimento foi enviado ao g1 PR, que questionou a pasta sobre a possibilidade de anunciar medidas de flexibilização no Paraná. Nesta segunda-feira (7), a cidade do Rio de Janeiro decretou o fim da obrigatoriedade do item. Outras cidades e estados do país também estudam a medida.
A Sesa afirmou que avalia, diariamente, a situação epidemiológica, principalmente após o feriado de Carnaval. A pasta lembra que o período foi de grande circulação de pessoas, o que pode alterar o cenário de transmissão e aumento de casos.
A pasta também reforçou a necessidade da vacinação contra a Covid-19, “para que o aumento da proteção dos paranaenses facilite e adiante qualquer medida de flexibilização”.
No Paraná, o uso da máscara é obrigatório desde abril de 2020. Desde o início da pandemia, 42.265 pessoas morreram no estado em decorrência do novo coronavírus.
G1/PR
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930