Um servidor público de Jaguapitã faleceu neste domingo (19), vítima da covid-19. De acordo com as informações, Adão de Oliveira tinha problemas cardíacos e bronquite asmática crônica. Ele era muito querido na prefeitura do município, onde atuava como chefe do setor de Endemias. No entanto, desde o início da pandemia, seu Adão estava afastado do trabalho por ser integrante do grupo de risco para o coronavírus.
No dia 13 de julho, um de seus filhos, Maycoln Souza de Oliveira, fez uma postagem alertando que toda a família que teve contato com seu Adão não apresentava sintomas da doença e iriam cumprir isolamento domiciliar, conforme as orientações médicas.
Ele também havia falado sobre o estado de saúde do pai – no dia 10 seu Adão não se sentiu bem e no dia 11 fez o teste rápido para detectar a presença de coronavírus. O resultado foi negativo. No entanto, como ele estava com muita falta de ar, a família o levou para o hospital – ele estava com queda na oxigenação e foi encaminhado para Londrina.
A equipe médica deu o diagnóstico de covid-19. Segundo Maycoln, seu Adão estava com a saúde debilitada por ter feito um processo investigatório de um problema na bexiga e tinha estado nas últimas semanas por algumas vezes no Hospital do Câncer de Londrina.
Maurício Oliveira, também filho de seu Adão, prestou uma homenagem ao pai nas redes sociais:
Casos em Jaguapitã
Jaguapitã tem 97 casos confirmados de coronavírus, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na última sexta-feira (17). Desses, 35 pacientes se curaram. Também há no município 887 notificações – número alto, se considerado o tamanho da população: Jaguapitã tem 13.494 habitantes.
Oficialmente, 5 óbitos foram confirmados, mas informações extra oficiais apontam que 9 pessoas já foram vítimas da doença na cidade.
Daiane Valentin
Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930