O município de Sertanópolis irá realizar a 1ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, na terça-feira (2). Ao longo desta semana, vários eventos irão promover a conscientização e prestar informações e esclarecimentos à população acerca do Transtorno do Espectro Autista, também chamado de TEA.
Nesta segunda-feira (1º), às 18h30, o Departamento de Desporto e Lazer promove a Caminhada de Conscientização e Inclusão do Autismo no Lago Tabocó. O evento é aberto ao público e os participantes podem vestir roupas azuis, cor símbolo do TEA.
Na terça-feira (2), o Departamento de Educação desenvolve um trabalho de reflexão nas escolas públicas de rede municipal. Na quarta (3), às 9h, haverá uma apresentação cultural da APAE, aberta ao público. O evento será em frente à prefeitura e os participantes podem ir vestidos de azul.
Na quinta (4), haverá roda de conversa e exposição de trabalhos de alunos sobre o tema no CCPP. Na sexta (5) e nos dias 11 e 12, profissionais de psicologia, pediatria e psicanálise realizam cursos de capacitação para educadores e servidores municipais.
A Semana de Conscientização foi instituída por meio da Lei Municipal nº 2.757/2018, de autoria do vereador Glauco Ghislere, e foi inserida no Calendário Oficial de Eventos do Município.
O que é Autismo?
O autismo é um Transtorno Global do Desenvolvimento (também chamado de Transtorno do Espectro Autista), caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. Essas alterações levam a importantes dificuldades adaptativas e aparecem antes dos 3 anos de idade, podendo ser percebidas, em alguns casos, já nos primeiros meses de vida.
As causas ainda não estão claramente identificadas, porém já se sabe que o autismo é mais comum em crianças do sexo masculino e independente da etnia, origem geográfica ou situação socioeconômica.
Alguns sinais importantes podem indicar a presença de traços autistas ou de outros problemas, e podem ser percebidos no ambiente familiar, social e escolar, tais como:
– O relacionamento com outras pessoas pode não despertar seu interesse;
– Age como se não escutasse (ex. não responde ao chamado do próprio nome);
– O contato visual com outras pessoas é ausente ou pouco frequente;
– A fala é usada com dificuldade, ou pode não ser usada;
– Tem dificuldade em compreender o que lhe é dito e também de se fazer compreender;
– Palavras ou frases podem ser repetidas no lugar da linguagem comum (ecolalia);
– Movimentos repetitivos (estereotipias) podem aparecer;
– Costuma se expressar fazendo gestos e apontando, muitas vezes não fazendo uso da fala;
– As pessoas podem ser utilizadas como meio para alcançar o que quer;
– Colo, afagos ou outros tipos de contato físico podem ser evitados;
– Pode não demonstrar envolvimento afetivo com outras pessoas;
– Pode ser resistente a mudanças em sua rotina;
– O que acontece a sua volta pode não despertar seu interesse;
– Parece preferir ficar sozinho;
– Pode se apegar a determinados objetos;
– Crises de agressividade ou auto-agressividade podem acontecer.
Porém, esses sinais são apenas indicativos e o diagnóstico deve ser feito por profissionais especializados, a partir da utilização de técnicas próprias, como entrevistas e observação clínica. (Informações da cartilha Direitos da Pessoa com Autismo, da Defensoria pública do Estado de São Paulo.)
Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930