A Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) de Londrina recebeu 784 denúncias pelo Whatsapp até a tarde de quarta-feira (2), sobre o uso de fogos de artifício barulhentos. Esse foi o primeiro Réveillon depois do decreto que proíbe a utilização de fogos que causam barulho na cidade.
As denúncias estão sendo apuradas e, quando confirmada a irregularidade, a Sema emite autuação com multa no valor de R$ 500. Os recursos provenientes das multas serão encaminhados para o Fupa (Fundo Municipal de Proteção aos Animais), criado em outubro do ano passado pela prefeitura. Será realizado um trabalho educativo utilizando essa verba.
A Guarda Municipal e a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) auxiliaram a Sema na fiscalização da venda ilegal de fogos de artifício. A prefeitura pretende dialogar com os comerciantes do setor, pois a lei de proibição não é exclusiva para o Réveillon.
A proibição dos fogos foi uma reivindicação dos defensores dos animais, mas o barulho também é prejudicial a crianças e pessoas com autismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sons com mais de 55 decibéis podem estressar e prejudicar a saúde e acima de 85 decibéis podem levar à perda da audição.
As denúncias sobre uso de fogos podem ser feitas pelo número 153, da Guarda Municipal de Londrina ou na Sema, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, pelo telefone (43) 3372 4771 e pelo Whatsapp (43) 9 9941 7803.
Foto: N.com
Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930