O Portal do Norte do Paraná
Policial

Sema promove palestras sobre guarda responsável de animais para adolescentes em Londrina

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), está promovendo uma série de palestras sobre guarda responsável de animais domésticos, para crianças e adolescentes atendidos pela Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel). A iniciativa faz parte do Julho Dourado, mês de reflexão e promoção de eventos sobre a saúde de animais.

O primeiro encontro aconteceu na última terça-feira (5), pela manhã e tarde, na Epesmel da Rua Ameixeiras, 421. Na oportunidade, a veterinária da Sema, Fernanda Maria Dias, ministrou uma palestra para 65 crianças e adolescentes atendidos pela entidade, sobre bem-estar animal.

O conteúdo incluiu todas as questões que envolvem ter um animal doméstico, que são os chamados “3 As” (Água, Alimento e Abrigo). Os jovens receberam informações sobre maus-tratos a animais, castração e prevenção de principais zoonoses, inclusive sobre o dever que o tutor do animal tem de dar vacinas e remédios para vermes e contra pulgas e carrapatos, periodicamente. Também foram divulgados os programas ofertados pelo Município nesta área.

A próxima palestra será realizada na terça-feira (12), das 8h às 13h30, na Epesmel Matriz, que fica na Angelina Ricci Vezozzo, 85, Aspen Park Residence. O encontro também contará com a presença das veterinárias da Sema, Fernanda Maria Dias, e da Saúde, Guilherme Garcia, que abordarão o mesmo tema para aproximadamente 40 crianças.

Foto: Divulgação Sema

E no dia 26 de julho haverá uma outra ação, para outras 40 crianças atendidas pela Epesmel, com idade entre 6 e 9 anos, desta vez no Parque Arthur Thomas, localizado na Rua da Natureza, 155, Jardim Piza. As crianças participarão de diversas atividades lúdicas e interativas, próprias para a idade delas.

A programação do dia incluirá passeios na Trilha do Tatu, na cachoeira do parque, brincadeiras no parquinho recém-instalado pela Sema, e uma conversa sobre preservação ambiental, com foco na fauna local, entre outros assuntos.

De acordo com a pedagoga da Sema, Luciana Leite, a iniciativa tem como objetivo a transmissão de informações sobre tudo que envolve ter (adotar) um animal. “Esse tipo de ação é muito importante, porque essas crianças e adolescentes vão se tornar multiplicadores deste conhecimento em suas casas e nos seus bairros, ou seja, é uma corrente do bem”, apontou.

Julho Dourado – A campanha foi instituída no Paraná por meio da Lei Estadual nº 19.472/2018, como o mês de reflexão e promoção de eventos sobre a saúde de animais, em especial de cães e gatos. A iniciativa também alerta para a importância da prevenção de zoonoses de animais de rua e de estimação.

Como denunciar maus-tratos a animais

Em Londrina, quem verificar situações de maus-tratos deve denunciar no site da Prefeitura, pelo link: www.londrina.pr.gov.br/ e preencher o formulário que vai direto para a Sema (clique aqui para denunciar).

São considerados crueldade e maus-tratos as seguintes situações: manter o animal sem alimento ou água; sem abrigo adequado (tomando sol e chuva); em um local sujo com fezes, lixo e outros; doente e sem cuidados; abandonado em imóvel fechado; fazer mutilações no animal; agredi-lo ou feri-lo.

Aquele que comete maus-tratos ou crueldade contra os animais está praticando um crime federal, previsto na Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). A partir de 2020, a Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. Quem cometer esse crime poderá ser punido com dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até um terço.

Em Londrina, também existe a Lei Municipal nº 12.992/2019, que estabelece, no âmbito do Município, sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais.

Com informações: ASCOM – Prefeitura de Londrina

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Operação da PCPR cumpre mandados em Londrina e Cambé

Em Ibiporã: Corpo de homem é encontrado em quintal de casa

Em Ivaiporã, homem é encontrado morto

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais