Peneira irá ocorrer no domingo (24), para escolher atletas que irão representar Londrina em torneios estaduais e nacionais.
Estão abertas as inscrições para atletas de taekwondo que queiram representar Londrina em campeonatos esportivos. O Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC) realiza, no domingo (24), pela manhã, um caça-talentos, e podem participar crianças de 6 a 14 anos. À tarde, acontecem duas seletivas: uma para o Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs), na faixa etária de 15 a 18 anos, e outra para o Jogos Abertos do Paraná (JAPs), para atletas com mais de 18 anos.
As atividades serão realizadas das 8 às 18 horas, no Colégio Ética, na Avenida Santos Dumont, 1.200. O IPEC tem apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), e seu projeto foi pré-selecionado para ser beneficiado pelo Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE).
Segundo o presidente do IPEC e professor de taekwondo, Vagner Lopes, nas atividades da manhã podem concorrer atletas iniciantes de taekwondo, e a seleção funcionará como peneira. “Teremos inclusive a presença dos técnicos da seleção brasileira de taekwondo Diogo Freire, que dirige a equipe juvenil, e o Flávio Alves, da seleção adulta, entre outros, para observar os novos talentos. Nesse momento, além do desempenho, o foco será observar o potencial dos participantes”, contou.
Já no período da tarde ocorrem as seletivas. “Ali, a escolha será através de um ranking classificatório, que começa neste mês, e será retomado em abril e junho. Ao final das disputas, a equipe que estiver com maior soma de pontuação será escolhida para representar Londrina no JAPs e JOJUPs, deste ano, e outros torneios estaduais e nacionais”, comentou Lopes.
O professor comentou ainda que, através do patrocínio do FEIPE, serão custeadas as inscrições para que os atletas participem do Campeonato Paranaense, que será em maio, e o Brazil OPEN Taekwondo, em outubro. Ambos serão realizados em Londrina. “É por meio do patrocínio da FEL que garantimos as inscrições e transporte dos atletas para competições estaduais e nacionais. Neste ano, vamos enviar uma seleção de 10 atletas para disputar o Argentina Open, em agosto, em Buenos Aires, e é o FEIPE que viabiliza essa participação. A presença dos atletas nesses eventos é importantíssima, por ser uma categoria de alto rendimento, e pontuando nesses eventos o atleta entra no ranking olímpico”, detalhou.
As inscrições para o caça talentos e seletivas de taekwondo devem ser feitas diretamente nas academias da modalidade. “O IPEC já comunicou a todos os associados sobre essa oportunidade. Basta procurar o professor das academias, que eles darão o seguimento às inscrições. É preciso estar vinculado e ser um atleta registrado para participar, como determina a Confederação Brasileira e a Federação Paranaense de Taekwondo”, detalhou o presidente do IPEC.
Informações: N.com
Foto: Divulgação
Essa e outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930