Por causa da pandemia do novo coronavírus a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, no norte do Paraná, decidiu alterar o funcionamento de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Unidade do Pronto Atendimento (UPA) do Sabará.
Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, Londrina tem três casos confirmados do novo coronavírus e 209 em investigação. No Paraná, até terça-feira (24), eram 70 confirmações.
De acordo com a prefeitura, seis unidades básicas passam a atender exclusivamente pacientes com suspeita de síndromes respiratórias. As unidades vão atender casos mais leves.
Já a UPA do Sabará atenderá pacientes que estejam há dois dias com febre, dor no peito, falta de ar, dor no corpo e cansaço. Além desse paciente passar por uma triagem em tendas montadas do lado de fora da UPA, eles também ficarão isolados.
A secretaria também deve convocar nos próximos dias, de forma temporária e emergencial, 497 profissionais de saúde.
A UPA do Jardim do Sol vai concentrar casos de pessoas com outras doenças ou problemas. Quem tiver sintomas de dengue deve procurar o Centro Especializado da Dengue, na Zona Norte.
O município também disponibiliza o Disque-Coronavírus para casos de dúvidas quanto aos sintomas da doença, ou qual unidade de saúde procurar por atendimento. O número é 0800-400-1234, e o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas.
Informações: G1 Norte e Noroeste
Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930