A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo termina nesta sexta-feira (13). O público-alvo são pessoas de 5 a 59 anos de idade. Segundo a enfermeira e gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Tathyana Gerdulli, as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Rolândia.
Até a semana passada, as vacinas estavam sendo aplicadas em uma sala provisória no Centro de Especialidades – as salas de vacinas das UBS estavam fechadas por conta da urgência no atendimento da demanda de pacientes com dengue no município, de acordo com a Secretaria.
Para receber a vacina, o paciente precisa procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência levando os documentos pessoais e o cartão de vacinação. Tathyana ressalta que a vacina contra o sarampo é ofertada nas UBS durante o ano todo.
Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer.
Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas.
Foto: José Fernando Ogura/AEN
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930