O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, defende a fusão de autarquias que prevê a junção do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), do Instituto Paranaense de Assistência técnica e Extensão Rural (Emater) e do Centro de Referência em Agroecologia (CPRA) em um único órgão, que passaria a se chamar Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná.
A fusão, proposta em abril e que teve o projeto entregue à Assembleia Legislativa (Alep) neste mês, prevê ainda a liquidação da sociedade de economia mista Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), que será extinta por incorporação, com as atribuições e servidores passando ao novo órgão.
Segundo Ortigara, o maior desafio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento têm sido o apoio aos pequenos agricultores do estado, cujos recursos são baixos mas que precisam de incentivo. Ele lembra que o Iapar exerce papel fundamental nesse processo, pois tem longa tradição no que diz respeito ao fortalecimento da pesquisa pública rural. Os críticos da fusão têm questionado essa incorporação do Iapar aos outros órgãos.
O secretário explica que o Instituto tem tido dificuldades no tocante ao número de pesquisadores agrícolas e que a fusão vai permitir um novo arranjo para a reposição de pesquisadores, suprindo o déficit e mantendo a marca construída pelo Iapar.
Ouça a entrevista de Norberto Ortigara para o Portal Cobra News:
Foto: AEN
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930