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Secretarias municipais de Londrina divulgam balanço dos 100 primeiros dias de gestão

As secretarias e órgãos municipais de Londrina divulgaram um balanço de suas ações durante os 100 primeiros dias da gestão do prefeito Tiago Amaral. Durante esse período, foram apresentados resultados significativos em diversas áreas de atuação do poder público municipal.

Confira alguns dos principais avanços obtidos:

Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) convocou 436 servidores aprovados em concurso público. Entre eles, foram convocados três ginecologistas, um anestesista, 15 enfermeiros e quatro pediatras para a Maternidade Lucilla Ballalai.

Outra iniciativa importante foi a inauguração da primeira Unidade da Rede Carinho no Pronto Atendimento (PA) do Jardim Leonor. O novo serviço oferece atendimento especializado para crianças de até 12 anos. Entre 17 e 31 de março, foram atendidos 517 pacientes nessa faixa etária. No mês passado, a unidade realizou seus atendimentos das 7h às 19h, mas seu horário de funcionamento recentemente foi expandido para o período das 7h à 1h.

O número de casos de dengue registrados em Londrina apresentou uma considerável redução entre 1º de janeiro e 3 de abril, quando comparado ao mesmo período de 2024. A melhoria está associada a ações intensificadas de prevenção que incluem campanhas de conscientização como o Dia D de Combate à Dengue e medidas de controle vetorial para combate da proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Cerca de R$ 1,2 milhão já foram investidos em 2025 para exames especializados e aquisição de próteses auditivas para crianças e adultos. O primeiro mutirão de entrega desses aparelhos foi realizado em 17 de março, quando foram destinados 200 equipamentos a pacientes. A previsão é que 50 próteses sejam entregues a cada mês.

Com o objetivo de reduzir as filas de espera por atendimentos, a SMS aderiu ao Programa Opera Paraná III, do Governo do Paraná, e ao Programa + Acesso a Especialistas, do Governo Federal. Além disso, foi feita a qualificação da fila de 20 mil exames de baixa complexidade (raio-x e ultrassonografia), que já estão sendo realizados.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, ainda, 867 atendimentos, que resultaram em 1.365 agendamentos para exames diagnósticos para mulheres.

Assistência Social – Para enfrentar a questão social das pessoas em situação de rua, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) promoveu o retorno de 183 indivíduos ao convívio familiar em outras cidades. Além disso, outros 158 cidadãos estão em processo de recuperação, atualmente acolhidos em casas ou repúblicas mantidas pela SMAS.

Diariamente, 206 pessoas são atendidas pelos serviços do órgão. Para reforçar esse trabalho, 120 estudantes de Medicina e Odontologia têm atuado nas unidades de acolhimento, por meio de uma parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Defesa Social – Iniciada em janeiro, a Operação Choque de Ordem tem promovido a fiscalização de imóveis abandonados e a demolição de mocós, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP). A ação também conta com a participação das secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde, em ações de acolhimento de pessoas em situação de rua.

Nos primeiros três meses de 2025, a Guarda Municipal (GM) de Londrina também criou a Patrulha Central e implantou um quiosque no Calçadão, com o objetivo de proporcionar mais segurança para a região.

Além disso, a GM efetuou 233 prisões, cumpriu 70 mandados de prisão, apreendeu 64 kg de entorpecentes, recuperou 12 veículos e apreendeu 50 veículos.

Os trabalhos educativos realizados pela Secretaria Municipal de Defesa Social já atenderam 2.846 crianças, e a Defesa Civil executou 233 atendimentos.

Fazenda – Com o objetivo de proporcionar mais agilidade e eficiência aos processos administrativos do Município, a Prefeitura implantou o Comitê de Aceleração e Desburocratização de Londrina.

Uma força-tarefa realizada pelas secretarias municipais de Fazenda (SMF) e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMOP) promoveu a redução de 55% da fila de processos de concessão de alvarás, que passaram de 5.364 para 2.392.

A SMF também efetuou a modernização do sistema de Consulta Prévia integrado à Redesim, sendo que a consulta automática passou de 65% para 92%, com expectativa de chegar a 98%.

Outra iniciativa de destaque é a elaboração de normas que otimizam o trabalho da Fazenda. Essas ações incluem os projetos da Lei Municipal de Direitos de Liberdade Econômica, da legislação do ISS e da criação do parcelamento por meio da Transação Tributária, em parceria com a Procuradoria-Geral do Município (PGM).

Educação – Cerca de 18 mil uniformes faltantes foram entregues, resolvendo um problema iniciado ainda durante a gestão anterior. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação (SME) executou a manutenção do telhado de todas as escolas municipais e resolveu problemas de licitação do transporte, abastecimento de merenda e distribuição de material escolar.

Políticas para as Mulheres – Por meio da ação Com Elas nos Bairros, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), em parceria com outros órgãos, promoveu a descentralização dos atendimentos para as mulheres nos equipamentos públicos de todas as regiões do município. Isso incluiu atividades nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs), escolas municipais e projetos sociais.

Em março, a programação do Mês da Mulher realizou 45 atividades, contemplando 1.803 participantes. Entre elas, esteve a atuação do Ônibus Lilás nos bairros Aparecidinha e São Jorge, onde 300 pessoas foram atendidas.

A Feira Empreendedora Arte Mulher expandiu significativamente o número de participantes cadastradas, indo de quatro em 2024 para 96 no início de 2025.

A SMPM promoveu campanhas de prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres em conjunto com a Secovi, Abrasel e Acil, bem como em parceria com a Guarda Municipal Escolar Comunitária, nas escolas municipais.

Através de parcerias com universidades, 180 mulheres receberam atendimentos odontológicos. 

Trabalho, Emprego e Renda – No começo de 2025, a Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) recebeu o Selo Ouro de referência em atendimento.

O número de operações de microcrédito registrou aumento expressivo. Mais de R$ 288 mil foram destinados a microempreendedores em pouco mais de dois meses. No ano passado inteiro, o valor investido foi de R$ 568 mil, ou seja, no atual período, mais da metade do resultado do ano de 2024 já foi alcançado.

Outras conquistas importantes foram a inauguração do Espaço Kids na sede da SMTER e a realização de um levantamento inédito sobre as carências do setor produtivo na área de qualificação profissional.

Agricultura – A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) realizou ações de manutenção com revestimento primário, moledamento, terraplanagem e compactação em 41 estradas rurais.

A SMAA também mapeou 204 km de estradas rurais, e elaborou para elas um projeto básico de revestimento primário.

Obras – Além de trabalhar em conjunto com a Secretaria Municipal de Defesa Social para a demolição de mocós, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) reativou a usina de asfalto, equipamento importante para a manutenção viária de Londrina.

CMTU – A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou a aquisição de 25 ônibus com ar-condicionado e carregador de celular para o transporte coletivo de Londrina.

Ippul – Como forma de incentivar a população a frequentar o quadrilátero central, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) elaborou o decreto que autorizou bares, lanchonetes e restaurantes da região a colocarem mesas nas calçadas.

Iluminação – Entre janeiro e abril, a Londrina Iluminação instalou 88 novas luminárias, revisou 195 pontos no Centro, para manutenção, e implantou câmaras de reconhecimento facial no Calçadão, Lago Igapó e Zerão.

Idoso – Entre as principais ações já realizadas pela Secretaria Municipal do Idoso (SMI) neste ano, está a parceria com a campanha Declare Certo, voltada a aumentar a destinação de recursos do IRPF para projetos que atendem idosos, crianças e ações culturais.

Em parceria com as secretarias municipais de Políticas para Mulheres (SMPM) e de Assistência Social, a SMI realizou a ação Com Elas nos Bairros, focada nos atendimentos às mulheres idosas de diversas regiões.

Cultura – A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) vem investindo em obras de infraestrutura como a elaboração do projeto arquitetônico para a revitalização do Teatro Zaqueu de Melo.

Outra ação de destaque da SMC foi o evento Viva o Centro, que promoveu uma série de apresentações culturais e artísticas na Praça da Bandeira em janeiro.

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