A Secretaria de Estado da Saúde promoveu ontem (15) um evento de atualização para servidores de todas as regionais de Saúde sobre prevenção da cegueira. Abril é considerado como o mês da conscientização da população sobre a prevenção das doenças que atingem a visão.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 60% dos casos de cegueira são evitáveis. No Brasil, significa que hoje quase 700 mil brasileiros ainda poderiam enxergar. São doenças que na maioria das vezes caminham lentamente e por isso a importância da prevenção.
O secretário da Saúde, Beto Preto, destacou a importância de trazer o assunto para a discussão e garantir mais qualidade de vida para as pessoas. O evento realizado no auditório da Secretaria foi transmitido por videoconferência para as 22 Regionais de Saúde e teve o objetivo de alertar e orientar os profissionais que atuam junto à rede.
A Secretaria realiza o rastreamento e diagnóstico precoce de agravos que podem levar à cegueira com a garantia do Teste do Olhinho ainda nas maternidades. A superintendente de Atenção à Saúde, Maria Goretti Lopes, disse que a capacitação é importante para melhorar a qualidade do trabalho de atenção.
A palestra no encontro foi ministrada pela oftalmologista e docente da Universidade Federal do Paraná, Ana Tereza Moreira, que destacou detalhes sobre o Teste do Olhinho, que está regulamentado por lei no Paraná desde 2004.
O teste do olhinho pode possibilitar tratamento e desenvolvimento normal da visão em casos de doença congênita. No ano passado dos 106 mil bebês nascidos no Estado, 70 mil passaram pelo teste.
Com informações da AEN
Foto ilustrativa
Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930