A Secretaria do Trabalho de Londrina realizou, na manhã desta sexta (29), o mutirão anual de emprego para pessoas com deficiências (PCDs). O mutirão apresentou novidades como o Banco de Valores cujo objetivo é promover a inclusão durante todo o ano.
Com mais de 300 vagas exclusivas para PCDs, o “Dia D” do emprego para pessoas com deficiência é uma iniciativa da Secretaria Municipal do Trabalho, com apoio de entidades e de empresas, em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro e tem o objetivo de facilitar o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho.
Segundo Gustavo Santos, secretário do Trabalho, “é neste momento que se faz a inclusão de verdade, onde você dá a oportunidade para o trabalhador para que ele leve o seu sustento para casa, mesmo com uma deficiência que não o incapacita de ser produtivo”.
Com a audição reduzida, Sérgio Augusto, carpinteiro, está desempregado há cerca de seis meses e encontrou a possibilidade de voltar ao mercado de trabalho: “voltar à ativa, né? Porque eu gosto de trabalhar, não gosto de ficar parado”.
O Grupo Muffato também participou do mutirão do emprego, com a oferta de mais de 150 vagas para diversas funções. O Grupo tem mais de 500 PCDs contratados e é uma das empresas que mais oferece oportunidades.
Carina Braga Fabris, encarregada de RH do Grupo Muffato, conta que “todas as lojas já têm os seus PCDs. A gente sempre está buscando evoluir com eles”.
O “Dia D” do emprego para PCDs, ocorre sempre na última sexta-feira de setembro. Mas a procura também pode ser realizada em qualquer outra data, com agendamento prévio. Por lei, as empresas dispõem de um número de vagas exclusivas para pessoas com deficiência e geralmente faltam profissionais.
Uma novidade nesse ano é o Banco de Valores, onde pessoas com deficiência poderão cadastrar seus currículos e perfis no portal da prefeitura, que ficarão à disposição das empresas.
Fonte: Tarobá News
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1