Um caso suspeito de sarampo esta sendo investigado pela Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia .
Trata-se de uma pessoa adulta que teria viajado para outro estado e contraído os sintomas.
Sintomas
Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.
Dois casos no PR
Depois de 20 anos, o Paraná teve a certificação no dia 7 de agosto após a realização dos exames do primeiro caso , trata-se de uma moradora de Campina Grande do Sul, de 41 anos. O segundo foi confirmado na quarta-feira (21), um morador de Curitiba de 54 anos, que teria contraído a doença no inicio do mês.
Como se imunizar:
A vacina contra o sarampo está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município de Rolândia. Para ter acesso, basta comparecer a estes locais munido da Carteira de Vacinação. Até os 29 anos de idade são duas doses; de 30 a 49 anos apenas uma dose. No caso de viagem para São Paulo ou Santa Catarina, o cidadão deve procurar os Serviços de Saúde Municipais e se vacinar quinze dias antes, neste caso, a vacina é para qualquer faixa etária a partir dos seis meses de idade. Caso apresente qualquer sinal da doença procure imediatamente a Unidade Básica mais próxima da sua residência e lembre se de informar ao serviço de saúde se viajou ou teve contato com pessoas doentes.
Nos próximos dias deve sair o resultado dos exames do caso suspeito em Rolândia.
Foto: ilustrativa
Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930