O diretor de Vigilância em Saúde de Rolândia, Rafael Dias, fez uso da tribuna livre durante a sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (16), para relatar as medidas de contenção e enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) no município. As ações foram determinadas pela Secretaria Municipal de Saúde em reunião durante o dia e serão publicadas, por meio de Decreto Municipal, no Diário Oficial nesta terça-feira (17).
Rafael relatou que a Secretaria irá implantar uma central de monitoramento do Covid-19, que poderá ser acionada por meio dos telefones 3906 1125 / 3906 1121 / 3906 1145 / 3906 1134, que estarão em funcionamento a partir desta quarta-feira (18) para atender dúvidas e fazer encaminhamentos de pessoas que apresentem sintomas de gripe no município.
A central irá encaminhar os pacientes que precisarem de atendimento para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Segundo Rafael, esse paciente será atendido em uma sala de enfrentamento, sem contato com outros pacientes.
O diretor de Vigilância em Saúde ressaltou que até as 17h de segunda-feira não havia nenhum caso de transmissão comunitária em Rolândia – quando o vírus é transmitido de pessoa para pessoa dentro do município.
Medidas de prevenção
Rafael também relatou que a campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira (23) e as vacinas serão aplicadas nas áreas externas das UBSs, para não expor idosos e outros grupos de risco a aglomerações em espaços fechados e com pouca ventilação.
Outra medida foi a suspensão das atividades do Centro de Convivência do Idoso (CCI). Os eventos vinculados à Prefeitura Municipal de Rolândia estão suspensos por um período de 60 dias. De acordo com Rafael, uma recomendação importante da secretaria é para que não haja aglomerações com mais de 20 pessoas em qualquer local do município.
Na saúde, os atendimentos odontológicos eletivos (com horário marcado) estão suspensos – apenas serão atendidos casos de emergência. A campanha de preventivo que seria realizada no dia 28 de março também foi cancelada – as pacientes serão atendidas com vagas distribuídas ao longo da semana nas unidades de saúde.
Rafael também explicou que as aulas no município foram suspensas – nas instituições municipais e particulares – a partir de quarta-feira (18), já que na quinta (19) é feriado municipal e na sexta (20) é ponto facultativo.
Outras decisões
O diretor de Vigilância em Saúde esclareceu que, quando surgirem casos da Covid-19 no município, outras medidas deverão ser adotadas. Uma nova reunião do executivo com os secretários está prevista para a manhã desta terça-feira (17) e além do decreto com as medidas já estabelecidas, outras recomendações e decisões também podem ser divulgadas, inclusive seguindo as diretrizes do governo estadual, anunciadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em coletiva de imprensa nesta segunda.
Por Daiane Valentin
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930