Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina realizam o Dia D de combate ao Aedes aegypti e endemias, nesta quarta-feira (9) de manhã. A ação educativa será na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim União da Vitória II, localizada na Rua Dezenove de Abril, 55. Os trabalhos começam às 8h30 e toda a comunidade da região sul é convidada a participar.
O objetivo central das atividades é conscientizar a população sobre os perigos que o mosquito oferece, sendo transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya. Além do Aedes aegypti, o Dia D vai abordar outros vetores e endemias, como o bicho barbeiro, escorpião, o caramujo africano e o caramujo da esquistossomose, doença de Chagas, febre amarela e leishmaniose. Na UBS do União da Vitória, estarão expostos um larvário, mostrando o ciclo dos animais e maquetes. Haverá também a distribuição de panfletos com informações essenciais.
A ação faz parte do trabalho desenvolvido pela Coordenação de Endemias da Secretaria, que realiza durante todo o ano atividades preventivas e educativas. Com as exposições, os agentes vão orientar a comunidade sobre a importância de eliminar os locais e objetos que acumulam água, utilizados pelo Aedes aegypti em várias fases do ciclo de vida, e sobre pontos que abrigam escorpiões, cuja picada pode ser fatal.
Outra recomendação importante é em relação ao lixo. A Coordenação de Endemias lembra que, até que ocorra a destinação correta, com separação dos rejeitos e materiais recicláveis, o lixo fique armazenado em local protegido da chuva e animais. Caso contrário, ele pode ser contribuir diretamente para a proliferação de vários vetores transmissores de doenças.
Com informações da Prefeitura Municipal de Londrina
Foto: Divulgação/Prefeitura de Londrina
Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930