Começa nesta segunda-feira (13) o segundo Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (Lira) de 2019 em Londrina. Nas próximas semanas, agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde irão percorrer todas as regiões da cidade da área urbana e nos distritos, para inspecionar cerca de 10 mil imóveis, residenciais e comerciais, de segunda a sexta-feira.
O LIRAa faz um mapeamento da cidade para identificar quantos imóveis possuem focos do mosquito transmissor da dengue. O levantamento também revela quais são as regiões e bairros com maior incidência do Aedes, e os principais tipos de recipientes que servem como criadouros. Com isso, a Saúde e demais entidades parceiras podem programar ações educativas e de combate à dengue, intensificando as atividades nas áreas de maior risco para a doença.
As vistorias nos imóveis devem ocorrer até o dia 18 de maio. Na sequência, a Saúde realiza a análise dos dados obtidos, e a previsão é que o resultado do 2º LIRAa de 2019 seja divulgado em 30 de maio.
Fonte: Folha de Londrina
Foto: Luis Robayo/AFP
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930