O governador Carlos Massa Ratinho Junior indicou o coronel do Exército Rômulo Marinho Soares para assumir a Secretaria da Segurança Pública (Sesp) e Administração Penitenciária. O militar substitui o general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, que deixa as funções no Governo do Estado para assumir a diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional. A escolha foi anunciada ontem (30).
O registro de ocorrências de homicídios dolosos, que é o principal indicador da segurança pública, caiu 32% no Paraná em 2019. Dos 399 municípios paranaenses, 271 não registraram este tipo de crime durante o primeiro trimestre deste ano. Nos 128 municípios restantes, 67 tiveram apenas um caso. O governador elogiou o empenho do general Carbonell à frente da segurança pública e afirmou que dará total apoio ao ex-secretário na nova tarefa.
Carreira
Rômulo Marinho Soares é coronel reformado do Exército e já integrava a atual equipe de governo, atuando na área de gestão e inteligência. O novo titular da Segurança Pública e Administração Penitenciária é da turma de oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras de 1986.
Foi coordenador das atividades do Exército relacionadas à Copa do Mundo de 2014, nas sedes Curitiba e Foz do Iguaçu, além de assessor institucional e parlamentar da 5ª Divisão de Exército, responsável pela articulação política nos estados do Paraná e Santa Catarina.
Via Agência Estadual de Notícias
Foto: Divulgação/SESP
Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930