O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Secretaria da Educação lança programa Prova Paraná

398 municípios aderem ao projeto, que será realizado nas escolas sempre no início do bimestre e vai fornecer informações sobre os conhecimentos, habilidades e competências dos estudantes.

 

A Secretaria de Estado da Educação lançou ontem (20) a Prova Paraná, primeira grande ação desenvolvida pelo Núcleo de Cooperação Pedagógica da Superintendência da Educação e que alcançou a adesão de 398 municípios. O lançamento aconteceu no Teatro Guaíra, em Curitiba, durante o Seminário de Cooperação Pedagógica com Municípios, evento organizado para marcar o início de uma série de ações de apoio pedagógico aos municípios do Paraná.

A Prova Paraná acontecerá nas escolas sempre no início do bimestre e tem a função de fornecer informações sobre os conhecimentos, habilidades e competências dos estudantes, a fim de auxiliar os professores e pedagogos na organização dos processos de ensino e aprendizagem.

“É uma ferramenta para a rede estadual de ensino ajudar os professores na missão de ensinar, e nossos alunos a aprenderem mais. A adesão dos municípios à Prova Paraná vem engrandecer essa ação pedagógica e esperamos que seja apenas a primeira de muitas outras parcerias com os municípios”, disse o secretário estadual da Educação, Renato Feder, ao abrir o evento.

O vice-governador Darci Piana também esteve presente e reforçou a disposição do Governo e da Secretaria de Educação em fortalecer a relação com os municípios. “Nosso compromisso com a educação pública é mobilizar todos os esforços para melhorar a qualidade do ensino e, no que for possível, auxiliar os municípios nesse processo”, afirmou.

Prova Paraná

A primeira grande ação do Núcleo em parceria com os municípios é a Prova Paraná: Avaliação Diagnóstica Bimestral. Acontecerá no início do bimestre e vai fornecer informações sobre os conhecimentos, habilidades e competências dos estudantes, a fim de auxiliar os professores e pedagogos na organização dos processos de ensino e aprendizagem.

A ideia é que, após a correção dos testes, os professores e demais profissionais da Educação tenham informações mais aprofundadas sobre as dificuldades dos alunos, de modo a conseguir desenvolver estratégias pedagógicas e de ensino mais adequadas para ajudá-los a superar tais dificuldades.

Aplicação

A primeira Prova Paraná será aplicada no dia 13 de março para os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental (dentro do acordo de cooperação com os municípios), do sexto e nono anos do Ensino Fundamental (já no âmbito da rede estadual de educação) e do primeiro e terceiro anos do Ensino Médio. A avaliação terá 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática.

O Governo do Paraná vai disponibilizar as escolas o caderno de prova e o aplicativo para correção digital e instantânea. O aplicativo também irá gerar relatórios com os resultados, facilitando a análise posterior por parte dos professores. Com esse recurso, a correção das provas de cada turma deverá levar cerca de 10 minutos.

A aplicação da Prova Paraná permitirá a coleta de informações sobre as habilidades e as dificuldades de cada aluno. As ferramentas disponibilizadas para correção e geração de relatórios vão possibilitar não apenas a redução do trabalho manual dos docentes, como também fornecerá subsídios para a elaboração de ações mais eficazes para o aprendizado.

Com informações da AENPr

Fotos: Jaelson Lucas/ANPr

 

 

Essa e outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Escolas estaduais entregam kits de merenda nesta sexta-feira

Média móvel de casos de Covid-19 cai pela quinta semana seguida no Paraná

Londrina: Idoso suspeito de matar a mulher é indiciado por feminicídio e posse ilegal de arma de fogo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais