O Portal do Norte do Paraná
Região

Sebrae/PR lança a campanha ‘Compre do Pequeno’ para auxiliar na retomada

Os negócios online são uma realidade e não mais uma opção. Nesse cenário de digitalização, com vendas cibernéticas e impessoais, o Sebrae/PR propõe um movimento de retorno às relações mais próximas entre clientes e empresas. Lançada nesta semana no Paraná, a campanha Compre do Pequeno estimula consumidores a comprar em pequenos negócios locais, bem como a comercialização entre empresas.

Para realizar uma compra há algumas décadas, bastava ir até o comércio do bairro, cumprimentar os vizinhos, pagar ou até mesmo deixar “anotado no caderninho”, como era costume. O tom intimista da relação de confiança e proximidade revelava uma outra forma de consumo, que é exatamente a proposta desta campanha do Sebrae.

“Essa relação histórica de proximidade nos bairros, nas cidades, somadas à capacidade dos empreendedores de pequenos negócios superarem crises e serem a base para uma retomada econômica, justifica a campanha em todo Paraná”, comenta Darci Piana, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e vice-governador do Estado.

O site da campanha comporta um espaço colaborativo onde o consumidor pode indicar ou buscar um pequeno negócio. Na área “Conheça um pequeno negócio perto de você” é possível encontrar empresas e quem acessa consegue indicar um pequeno negócio, criando um meio digital participativo.

Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintende do Sebrae/PR, enumera a forte presença do segmento em todos setores econômicos. Hoje, no Paraná, são 1.272.040 empresas ativas. Destas, 1.169.404 são micro e pequenas, sendo que 42% do setor de serviços, 35% comércio, 13% indústria, 10% na construção civil e 1% de agro.

“Apoiar os pequenos nesta corrente do bem impulsiona não somente o empreendedor, afinal as MPE estão presentes em todas cadeias produtivas, nos serviços, no comércio, na indústria e produção agrícola. Isso reflete em toda sociedade, de forma sustentável e inclusiva”, destaca Tioqueta.

Bons exemplos não faltam dessa corrente de apoio mútuo. Em Curitiba, a chef e proprietária do Quintana Gastronomia, Gabriela Carvalho, revela que 95% dos insumos utilizados em seu restaurante provêm de pequenos negócios rurais. Para ela, o fortalecimento da sociedade como um todo acontece na união dos semelhantes.

“Meu restaurante é uma pequena empresa. Quando faço uma parceria com o pequeno produtor, a gente se une para fortalecer o desenvolvimento econômico, local, social e ambiental. Fortalecemos o futuro de uma cadeia produtiva com pequenos produtores. Não quero que meus filhos, por exemplo, tenham somente a opção de comprar dos grandes ou daquela produção que não tem contato e relação humana com o alimento”, explica a chef.

Desde 2016, Gabriela compra melado e açúcar mascavo de uma pequena propriedade rural em Cerro Azul, localizada a 90 km de Curitiba. A agroindústria Vale & Cia comercializa melado e, recentemente, também passou a produzir açúcar mascavo, produtos que Gabriela utiliza em seu restaurante. Um amigo em comum das duas empreendedoras as apresentou e, desde então, a parceria foi firmada.

“Quando uma pequena empresa compra de outra pequena empresa, existe uma oportunidade ímpar de crescer juntas. Nesse caso, o Quintana vem crescendo junto com a nossa agroindústria. Fizemos várias melhorias no nosso negócio pelo apoio e crescimento que vivemos em conjunto”, relata Debora Aparecida Nascimento, sócia da agroindústria Vale & Cia.

Outro bom exemplo é a relação de consumo entre o cliente e o empresário do pequeno negócio. Rosana Cláudia de Oliveira Possobom é cliente assídua do Carrinho Cheio, uma loja de conveniência digital, mas com uma sede física em Londrina. Ela diz que tem o hábito de receber amigos em sua casa, preparar drinks e cozinhar. Nessas situações em que a presença do anfitrião não é dispensada, ela opta por realizar o pedido na loja online.

“Eu uso o Carrinho Cheio para despesas de emergências e eles sempre me ajudam. Acho muito cômodo abrir o aplicativo, fazer o pedido e receber tudo em 15 minutos. Nós temos uma relação de parceria mesmo: as bebidas, por exemplo, já chegam geladas e higienizadas do jeito que eu gosto. Eles chegam, guardam tudo na geladeira e vão embora. Somos amigos o suficiente para isso”, relata Rosana.

A tendência de personalização dos serviços, maior proximidade com o consumidor e confiança entre ambas as partes é o que movimenta o Carrinho Cheio. Para Felipe Scarinci Lanza, fundador e CEO do negócio, os consumidores frequentam o comércio local pela boa relação entre eles e os comerciantes, o que gera maior engajamento e compras mais assíduas.

“Quase todos os dias a pessoa vai buscar algo que faltou para uma refeição no mercadinho da esquina. O dono já cumprimenta pelo nome e o atendente pode até ser algum vizinho. É uma compra mais pessoal. Nós personalizamos o serviço montando a loja de acordo com o consumo dos nossos clientes para que eles se sintam acolhidos e tenham a sensação de um ‘bairrismo’. Nosso negócio é varejo com tecnologia e personalização”, finaliza.

A campanha Compre do Pequeno disponibiliza também materiais para quem deseja participar. Na área “Divulgue um pequeno negócio” é possível baixar conjuntos de imagens que ajudam a promover a campanha e a incentivar as vendas. Na aba “Quero apoiar”, o download é do selo da campanha, indicando que o consumidor apoia a iniciativa. A aba “Sou empresário” contém uma série de imagens personalizáveis que incentivam a venda do produto oferecido pela pequena empresa para uso nas redes sociais.

É importante lembrar que a rede de atendimento para as micro e pequenas empresas paranaenses segue à disposição. Basta acessar o www.sebraepr.com.br ou mesmo ligar na Central de Atendimento 0800 570 0800.

Fonte:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

 

Postagens relacionadas

Organizadores do desafio “Rota das Catedrais” são recebidos pelo prefeito de Londrina

Curso Pré-Vestibular da UEL abre inscrições no dia 8 de janeiro

Prefeitura de Londrina torna obrigatório uso de máscara e anuncia retorno gradativo de atividades econômicas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais