Assim como em outros municípios do Paraná, a Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população a partir desta semana. Foram disponibilizadas 4 mil doses da vacina para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos Conjuntos Tropical, Aricanduva e Caic (das 7h30 às 16h30) e nos Pronto Atendimentos 18 horas nos Conjuntos Flamingos, São Bento e Petrópolis (das 6h30 às 23h30).
Grupos prioritários
De 10 de abril a 31 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi direcionada aos grupos prioritários – crianças menores de 6 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós parto), profissionais saúde, professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade e policiais civis e militares.
Dentro desses grupos, Arapongas apresentou, até a última segunda-feira (3), cobertura de 88,15% – número que deve aumentar com o término da contagem da vacinação, prevista para os próximos dias.
Segundo os números preliminares do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, o Paraná atingiu até agora 82% de cobertura vacinal. O estado registra neste ano 133 casos confirmados de gripe, com 37 mortes.
Sintomas e prevenção
Os sintomas da gripe são inflamação na garganta, febre, calafrios, tosse, dores no corpo e fadiga. “Nossa orientação é para todos compareçam aos postos para a imunização contra a Influenza, pois a vacina é a forma mais eficaz de proteção”, informa a enfermeira Vera Rita Maia, da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde (SESA).
“Além da vacina, é importante adotar outras medidas de prevenção, como a higienização das mãos, manter os ambientes ventilados e não compartilhar objetos de uso pessoal. Ao tossir ou espirrar é preciso cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ou com a dobra do cotovelo”, aconselha a enfermeira.
Com informações da Prefeitura de Arapongas e da SESA
Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930