A Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas começou nesta semana as atividades do Ambulatório de Diabetes Melitus no Pronto Atendimento 18 Horas do Jardim Petrópolis. O principal foco é o atendimento multidisciplinar aos pacientes diabéticos com estado mais crítico.
O projeto é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Arapongas, o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisvir) e a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA-PR).
O trabalho multidisciplinar garante a criação de vínculo com o paciente e a chance maior de sucesso no tratamento. Além disso, o paciente pode ter uma qualidade de vida melhor ao reduzir as complicações causadas pela doença, como doenças renais, perda de visão e amputação de membros.
“Após a identificação de pacientes pela Equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), foi realizada a estratificação de risco condizente com a Linha Guia de Diabetes Mellitus da SESA-PR, publicada em 2018. Aqueles mais críticos foram selecionados para participarem dos atendimentos do Ambulatório. Inicialmente serão 20 novos pacientes por mês”, explicou o Secretário de Saúde, Moacir Paludetto Júnior.
Segundo Paludetto, a equipe multidisciplinar do Ambulatório é composta por endocrinologista, nutricionista, assistente social e farmacêutica. Já a equipe da ESF é formada por médico, enfermeira, cirugiã-dentista e agentes comunitários de saúde (ACS). Parte dos exames complementares solicitados serão subsidiados pela Secretaria Estadual de Saúde.
A Diabetes Mellitus e a hipertensão arterial sistêmica são responsáveis pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações no SUS. A taxa de mortalidade por Diabetes é de 30 óbitos para cada 100 mil habitantes.
Informações e foto: Prefeitura de Arapongas
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930