Durante essa semana, uma postagem na rede social Facebook teve muita repercussão entre os perfis de moradores de Rolândia. A publicação foi feita na quinta-feira (14) à tarde por uma moradora.
Segundo afirmado no post, a moradora havia visitado o local onde a Sanepar estaria realizando uma obra clandestina dentro do município. De acordo com a moradora, a obra compreende um reservatório com capacidade para 400 mil litros de água e a Companhia de Saneamento perfurou quatro poços artesianos.
As informações publicadas relatam que a construção não tem alvará e a água retirada dos poços e armazenada no reservatório seria para atender os municípios de Arapongas, Apucarana e Sabáudia.
A nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Sanepar e a empresa afirmou, por meio de nota, que a obra não é clandestina. A Companhia de Saneamento também prestou esclarecimentos acerca da construção e relatou os investimentos que estão sendo realizados em Rolândia.
Leia a nota, na íntegra:
“Obra para atender moradores do distrito Campinho, em Arapongas
A Sanepar irá protocolar, na próxima semana, documentos em atendimento ao pedido do Munícipio de Rolândia em relação à obra de operacionalização do poço que atenderá o Distrito Campinho, em Arapongas.
A perfuração deste poço é objeto de carta de anuência emitida pela Prefeitura de Rolândia em 2012. A declaração explicita a finalidade de atendimento ao município vizinho e a ausência de qualquer impedimento legal.
A Sanepar irá apresentar também documentos emitidos pelo Instituto Ambiental do Paraná e pelo Instituto das Águas do Paraná referentes à obra de operacionalização do poço, implantação de adutora e instalação de um novo reservatório, interligando ao já existente.
Quanto ao abastecimento da cidade de Rolândia
Mais de R$ 5 milhões, entre recursos da Caixa e da própria Sanepar, serão aplicados ainda neste ano no sistema de abastecimento de água de Rolândia. São obras de melhorias nas captações dos ribeirões Ema e Jaú; construção de duas novas estações elevatórias, nova linha de adutora e instalação de um moderno reservatório de aço vitrificado, com capacidade para 1 milhão de litros de água.
Essas obras garantem melhor distribuição de água na região do Parque Industrial Roland, dos jardins Cidade Nova I e II, Nobre I, II, III, IV e V, além das mais de 1.200 moradias de conjuntos habitacionais como Aida Nogueira Gonçalves, Tomie Nagatani e José Perazolo.
Também faz parte do empreendimento a substituição de 8 km de rede de distribuição, de ferro por PVC, na região central da cidade.
Além disso, o Município de Rolândia integra o Plano Diretor de Aproveitamento de Recursos Hídricos (PDRH) para a Região Norte do Estado do Paraná, desenvolvido pela Sanepar visando o abastecimento das cidades do eixo Londrina-Maringá.
Este estudo contempla o horizonte de 50 anos e a universalização do saneamento na região e, ainda, indica a condição estratégica de atendimento de Rolândia com a água do Rio Tibagi. Isto significa que a cidade será integrada ao sistema que hoje já atende Londrina e Cambé. Este projeto está pronto e a Sanepar está em busca de recursos para executá-lo nos próximos cinco anos.”
Fotos: Reprodução/Post Facebook
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930