Rolândia registra 1.216 casos confirmados de coronavírus desde o início da pandemia, de acordo com o boletim diário divulgado nesta segunda-feira (14) pela Secretaria Municipal de Saúde.
Foram confirmados três novos óbitos: um homem de 62 anos e duas mulheres – uma de 64 e outra de 44 anos. Os pacientes estavam internados no Hospital Universitário de Londrina.
O número de recuperados chegou a 1.122 pacientes. Segundo o boletim da Secretaria de Saúde, 40 pessoas estão em isolamento domiciliar e 14 internadas – 8 na Unidade de Terapia Intensiva e 6 na enfermaria.
Sintomas e prevenção
Os sintomas mais comuns da covid-19 são: febre, tosse seca e dificuldade para respirar, os quais aparecem gradualmente e geralmente são leves. A transmissão costuma ocorrer no contato com infectados, por meio de secreções, como gotículas de saliva.
Para prevenir a transmissão e contágio do vírus, é recomendada a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, limpar os objetos mais manuseados com álcool gel, manter os ambientes sempre ventilados e arejados e cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou lenço descartável ao tossir ou espirrar. Ao sair de casa, é necessário usar máscara facial.
Atendimento
Em Rolândia, o atendimento aos casos suspeitos é feito na Unidade Básica de Saúde central, na rua Alzira Tiburski, 102. O funcionamento é das 7h da manhã até meia-noite, de segunda a sexta-feira. E aos sábados, domingos e feriados das 7h às 19h.
Daiane Valentin
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930