Rolândia tem 1.222 casos confirmados de dengue. Os dados estão no boletim divulgado ontem (28) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Outros 44 casos estão sendo investigados no município e o boletim também aponta 1.968 notificações e 790 casos descartados da doença. Dois óbitos já ocorreram por dengue em Rolândia.
Desde o dia 16 deste mês, equipes do setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde estão aplicando o inseticida Cielo em diversas regiões do município. A ação começou nos locais onde havia mais notificações da doença. O inseticida combate o mosquito Aedes aegypti em sua fase adulta.
No entanto, o principal cuidado deve ser nos quintais, não deixando acumular água parada que possam virar criadouro para as larvas do inseto.
Sintomas da dengue
Os sintomas iniciais da dengue são febre alta com início súbito; dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles; perda de paladar e apetite; náuseas e vômitos; extremo cansaço; manchas e erupções avermelhadas na pele semelhantes ao sarampo ou rubéola, principalmente no tórax e membros superiores; moleza e dor no corpo; e dores nos ossos e articulações.
Daiane Valentin
Saiba mais na programação Rádio Cultura AM 930