O Portal do Norte do Paraná
Região

Rolândia confirma caso de H1N1 em gestante

A confirmação de um caso de H1N1 “influenza A” em uma moradora de Rolândia elevou para dez o número de pessoas que já foram diagnosticadas com a doença em 2018, na região da 17ª Regional de Saúde, que inclui Londrina. A vítima é uma mulher, gestante, na faixa etária entre 20-30 anos, que não tomou a vacina contra a gripe apesar de estar incluída na faixa populacional com direito à imunização. Conforme informações do enfermeiro Marcelo Marques Ferreira, da Vigilância Epidemiológica de Rolândia, a gestante foi tratada, monitorada e passa bem.

“Ela alegou não ter se vacinado porque mora longe do posto e não conseguiu se locomover por causa da greve dos caminhoneiros”, explicou. Pessoas que conviveram com a paciente por mais de oito horas e permaneceram a menos de um metro de distância também foram medicados com Tamiflu por prevenção. “É o que chamamos de bloqueio do caso”, acrescentou o enfermeiro.

A campanha de vacinação contra a gripe termina no dia 15 de junho. Em Rolândia, 11 mil pessoas já foram imunizadas, o que corresponde a 81% da população com direito ao benefício. A meta é chegar a 90%. Nesta semana, profissionais da secretaria municipal de Saúde estão indo aos centros municipais de Educação Infantil para vacinar – mediante autorização dos pais – crianças até 5 anos. “Esse é o grupo com o menor percentual de adesão à campanha, por isso estamos fazendo a busca ativa”, afirmou.

(Com informações da Folha de Londrina)

Postagens relacionadas

Morador de Botucatu procura mãe que não vê há 30 anos

Rolândia começa aplicar 3ª dose da vacina contra a covid nesta segunda-feira

Aposta de Cambé fatura mais de 500 mil reais na Lotofácil

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais