Rolândia alcançou a nota ‘Triplo A’, em avaliação de gestão pública do Ministério da Economia, por meio do Tesouro Nacional, que classifica em notas as cidades brasileiras no tocante à administração pública, ao cuidado com os gastos públicos e à capacidade de pagar contas.
O município recebeu a nota máxima nos três indicadores que avaliam a saúde financeira das cidades. O estudo denominado Capacidade de Pagamento (CAPAG) apresenta de forma simples e transparente, por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez, o diagnóstico da saúde fiscal do Município.
A análise utiliza os dados disponibilizados no Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro) e no CAUC (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias).
“Esse conceito Triplo A demonstra que nós estamos com uma excelente capacidade de pagamento e que a austeridade que nós adotamos na gestão da prefeitura nos últimos anos surtiu resultado e vem sendo demonstrado a partir desta avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional”, afirma o secretário de Finanças da prefeitura, Marcos Gabriel.
O secretário também explicou o que significa cada um destes indicadores. Ouça:
Os dados completos podem ser acessados em:
https://www.tesourotransparente.gov.br/temas/estados-e-municipios/capacidade-de-pagamento-capag
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930