A Expo Londrina 2019 começa nesta sexta-feira (5), no Parque de Exposições Ney Braga. A participação do município de Rolândia na Via Rural da EMATER, conhecida como Fazendinha, já se tornou tradição. A EMATER disponibiliza um espaço, em parceria com a Paraná Turismo e ADETUR Norte do Paraná, para que os municípios da região possam divulgar os seus atrativos turísticos, por meio de sua diversidade natural e cultural, expressa em apresentações de música, dança, gastronomia, religiosidade, produtos da agroindústria, jogos e atividades voltadas ao turismo rural, ecoturismo e turismo de aventura.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo irá apoiar e representar o município, junto à artesã Rosalva Igarashi (Rô Pimentinha), com produtos em cabaça, palha de milho e argila. Também estarão presentes representantes da Fazenda Bimini, com atividades voltadas ao turismo ecológico e meditação, e as Mulheres Rurais, por meio da EMATER Rolândia, com produtos da agroindústria.
Representando a gastronomia, os Produtos Sol Nascente, com o prato guioza, Katto’s com o contrafilé e batata, além da Abeille Gourmet, com a palha italiana, pão de mel e doces gourmet estarão na feira. Na ocasião, será divulgada a Primavera Gastronômica, evento que será realizado em Tamarana, em setembro.
Para divulgar as tradições culturais de Rolândia, no sábado (6), às 16h, o grupo folclórico alemão Weisser Schwan fará uma apresentação com a categoria infantil, e no dia 12 (sexta-feira), às 16h, será a vez do Grupo Fujinkai, de senhoras japonesas da ACER.
Na Expo Sabores, o município será representado pelo suco Só Frutos, Casa da Cuca, Abeille Gourmet, Duga Geleias e Patês, Mel Flor da Mata, Doce Poá e plantas suculentas do Sítio Santa Luzia, de São Martinho.
A ExpoLondrina acontece de 5 a 14 de abril.
Informações da assessoria da prefeitura de Rolândia
Outros detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930