O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Responsáveis por crianças que não receberam vacina contra a poliomielite poderão ser responsabilizados criminalmente, diz MP-PR

Responsáveis por crianças que não receberam a vacina contra a poliomielite no Paraná poderão ser responsabilizados criminalmente, de acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR).

A instituição recomendou que cada município avalie o número de cobertura local da vacina e defina ações. A imunização protege contra a paralisia infantil.

O promotor de Justiça Ângelo Mazzucchi Santana Ferreira explicou que, além de responder pelo crime de infração de medida sanitária preventiva, o responsável poderá responder também por crime contra a criança.

“Se ele não vacinar a criança, nós teremos como levar isso ao conhecimento das promotorias que atuam em crimes contra a criança. Se ainda assim resistir, podem ser adotadas outras medidas indenizatórias”, explicou Ferreira.

Em algumas cidades do Paraná, ações começaram a ser aplicadas. Em Cascavel, Santa Tereza do Oeste e Lindoeste, na região oeste, o Ministério Público pediu às Secretarias de Saúde os nomes das crianças que ainda não foram vacinadas contra a doença.

Cobertura de vacinação

A campanha contra a pólio busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante, aplicado aos 2, 4 e 6 meses de idade via injeção intramuscular, e incentivar a aplicação da dose de reforço, que ocorre por meio da conhecida gotinha.

Até 30 de setembro, o Paraná precisava vacinar 229.321 crianças menores de 5 anos. A meta do estado era imunizar 620.050 crianças.

Em 2021 a vacinação contra a doença no estado atingiu cobertura de 79,7%, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

Com informações:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Coronavírus: Paraná chega a 96.697 casos confirmados e 2.488 mortes

Secretaria de Saúde registra mais cinco casos de Monkeypox

Cobra News (User)

Número de casos de Covid-19 chega a 901.401 no Paraná, aponta boletim; estado tem 20.218 mortes pela doença

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais