O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Registros de maus-tratos contra animais estão em alta no Paraná

A cada 48 minutos, uma denúncia de maus-tratos contra animais é registrada no Paraná. Assim foi no ano de 2024, quando 11.042 relatos envolvendo esse tipo de ocorrência foram feitos no estado via Disque Denúncia 181. Nesse mesmo período, 2.295 crimes foram registrados com base no artigo 32 da Lei 9.605/98, que pune quem abusa, maltrata, fere ou mutila animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. E esse tipo de situação está com os registros em alta no estado, com expectativa de seguir crescendo a cada ano, seguindo novos paradigmas sociais.

De acordo com informações levantadas pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) a pedido da reportagem do Bem Paraná, o número de denúncias de maus-tratos contra animais teve alta de 16,8% no ano passado. Em 2023, haviam sido feitas 9.458 denúncias via Disque 181. No ano passado, já foram recebidos 11.042 relatos. Ao mesmo tempo, as ocorrências de crimes tipificados pelo art. 32 da Lei 9.605/98 também estão em alta: em 2024 foram registradas 2.295 ocorrências, 9% a mais que os 2.105 registros do ano anterior.

O que explica a alta nos casos de maus-tratos?

Mas afinal, o que explica essa crescente de denúncias e ocorrências? Segundo Guilherme Dias, Delegado-Chefe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil do Paraná (PCPR), um fator determinante é o novo olhar que uma parcela expressiva da sociedade tem tido com relação aos animais, deixando de os ver como objetos para os encarar como verdadeiros membros de uma família.

Com informações:Bem Paraná

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Ponte na PR-450 entre Centenário do Sul e Porecatu será interditada para obras a partir desta segunda-feira (27)

Cobra News (User)

Covid: Paraná chega a 1.327.352 casos confirmados e 32.975 mortes registradas pela doença

Em um ano, Estado realiza 80 mil atendimentos nas rodovias do antigo Anel de Integração

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais