A Receita Federal do Brasil reabriu nesta quinta-feira (2) o recebimento das declarações de Imposto de Renda para os “atrasados”. Quem perdeu o prazo, que encerrou na terça-feira (30), e faz parte do grupo que deve prestar contas à Receita poderá regularizar a situação hoje.
Quem perder o prazo terá de desembolsar, no mínimo, R$ 165,74 de multa mais juros de mora de 1% ao mês. O valor máximo da multa será equivalente a 20% do imposto devido que for apurado na declaração, além dos juros. O próprio programa da Receita emite o Darf a ser recolhido e com data de vencimento. A multa mínima por atraso será aplicada inclusive no caso das declarações que não tenham de pagar o imposto.
Entreguei no prazo
De acordo com a Receita Federal, o número de declarações do Imposto de Renda enviadas no prazo correto foi de 30.677.080. O número total representa um crescimento de 4,8% em relação ao ano passado, quando 29.269.987 realizaram a entrega antes de o prazo encerrar.
A declaração podia ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).
Para aqueles que entregaram a declaração no prazo estabelecido, é possível checar em 24 horas se o documento foi processado. Caso ele já esteja na fila de pagamentos, as informações prestadas estão coerentes com o banco de dados da Receita – o que indica que a declaração não possui qualquer pendência.
A verificação deve ser feita pelo serviço Meu Imposto de Renda da Receita Federal. No site, é gerado um código de acesso, a partir do número do CPF, data de nascimento e recibos de entrega das duas últimas declarações.
Fonte: Massa News
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Todos os detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930