O governador Ratinho Junior devolveu o jato que ficava à disposição do Governo do Estado, baseado em um hangar no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba. O encerramento do contrato de aluguel do avião vai gerar uma economia de 4,5 milhões de reais por ano aos cofres públicos. No mesmo ato, o governador determinou a revogação de um pregão que abria margem para uma nova contratação com esse mesmo objeto.
Ratinho Junior afirma que a entrega da aeronave atende à política de austeridade do Governo do Estado o e compromisso com a redução de despesas e fim das mordomias. “Esse é um compromisso que nós fizemos com a população do Paraná. Nós entendemos que não é prioridade uma despesa de 4 milhões e meio de reais por ano para atender o governador, então estamos devolvendo a aeronave para acabar com as mordomias e esse dinheiro que o governo gastava com esse jato vai ser empregado na prestação de serviços para a população”, afirma o governador.
Ratinho Junior destaca que, entre as medidas já adotadas, estão a diminuição no número de secretarias e autarquias estaduais, congelamento do salário do primeiro escalão e a revisão de contratos. Nos próximos meses, a Secretaria de Saúde ainda vai ganhar um helicóptero para transporte de urgência, que poderá operar de dia ou de noite.
Além disso, Ratinho Junior lembrou que outro helicóptero que tinha a mesma finalidade do avião devolvido, está sendo utilizado para operações de resgate e ações da Defesa Civil, atendimento de acidentes, atendimentos na área da saúde e para apoio à Polícia Militar. De acordo com o subchefe do Gabinete Militar da Governadoria, major Sérgio Vieira, o helicóptero já está atuando no Litoral do Estado, dando suporte à Operação Verão.
O contrato entre a empresa Helisul e o Governo do Estado do Paraná durou mais de cinco anos e previa a disponibilidade de uma aeronave de asas fixas a jato em um hangar no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba.
Com informações da Agência de Notícias do Paraná
Foto: CBN Curitiba
Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930