A Câmara de Vereadores de Londrina deve votar um projeto de lei que proíbe o uso de cigarros em locais públicos da cidade. O documento de autoria do vereador Pastor Gerson Araújo (PSDB) prevê multa de R$ 200,00 para quem for visto fumando em praças, parques, calçadas, locais esportivos, entre outros.
Pela lei atual já é vetado o uso de cigarros em hotéis, além de espaços fechados e coletivos como por exemplo, boates e bares, que precisam disponibilizar locais exclusivos para fumantes.
O novo projeto, apresentado em julho deste ano, propõe uma alteração do documento anterior, aprovado em 2009. Se for confirmada, a lei criará normas mais rígidas de utilização do cigarro em Londrina.
A proposta, porém, ainda não tem data para ser discutida em primeira votação. Caso seja aprovada, segue para sansão do prefeito Marcelo Belinati (PP).
Proibições
A Câmara aprovou em julho do ano passado, um projeto de lei de autoria do executivo municipal, que restringe o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos do município entre 22h e 8h da manhã seguinte.
A medida está em vigor desde outubro de 2018 e já multou cerca de 700 pessoas na cidade. Segundo um cálculo realizado pela reportagem do TEM, o município já teria arrecadado mais de R$ 350 mil com as autuações.
Fonte: Tem Londrina
Foto ilustrativa: Pixabay
Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930